24 de dezembro de 2012

Sambas de Enredo da Série A

Sambas de Enredo da Série A das Escolas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2013.




Capa do CD Sambas Enredo Série A do Rio de Janeiro do Carnaval 2013

Faixas dos Sambas de Enredo da Serie A :




01 - Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra
Sambas de Enredo da Séria A : Me diga o que calças e eu te direi quem és
Autores: Bira, Porkinho, Miguelzinho, Márcio Rangel, Wilson Bizzar e Duda SG;

Meu ritmo feroz já anuncia
Tá decretado, a alegria vai reinar
Calcei essa avenida em poesia
Meu Tigre no embalo vem mostrar
Tem sapatilha, bailarina é leveza
Bota a sandália de prata, óh! Mulata que beleza
No "tóc-tóc" do tamanco é o Portuga
Lá vem malandro de fininho na madruga
Bicolor vermelho e branco de paixão
Trazendo as cores do meu pavilhão

Tá de bobeira Carlota? Esquece Dom João
São tantos sapatos, o difícil é escolher.
Sobe no salto que levanta o rei sol
E vem sambar até o dia amanhecer

Ainda é moda Maria João,
O Velho Guerreiro já dizia,
E o índio dançava batendo o pé no chão,
A minha plataforma é a alegria,
Sandália de grego, do cabra é de couro,
Do faraó o adorno é de ouro
O gato de botas encontrou a cinderela,
Com o sapatinho de cristal,
Deus Hermes, nas nuvens, com asas nos pés
Me diga o que calças e eu te direi quem és

É carnaval, hoje vou revelar
Porto da Pedra é o meu eterno par
Pego meu chinelo novo, quero me perder no povo,
Deixa a vida me levar...




02 - Escola de Samba Unidos do Viradouro
Sambas de Enredo da Séria A : Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente. Inspiração para o meu samba, eu também sou diferente
Autores: Gilberto Gomes, Floriano do Carangueijo, Sacadura Cabral, Dadinho, J. Lambreta, Zé Gloria e Manolo;

Caô Xangô
Salve o nosso padroeiro
Ilumina o terreiro
Dos artistas imortais
Morro de felicidade
Na homenagem
Aos seus grandes carnavais
Mais que uma revolução
Isso é coisa da gente
Ser diferente querer mudar
Buscar a vitória acreditar
Tira da cabeça que do bolso não dá
Tira da cabeça que do bolso não dá
Ôôôôôôô
O negro canta o amor e a liberdade
É meu quilombo em festa eu vou dançar
Africanidade
Pega no ganzê pega no ganzá
E a cidade bem mais que maravilhosa
Toda prosa
Rio de Janeiro
É fevereiro a saudade que dá
Ver o bonde passar
Salgueiro
Sou Viradouro
No mar de Yemanjá
O sol brilhará
Salgueiro





03 - Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz
Sambas de Enredo da Seria A : O Dragão do mar e a lenda do Ceará
Autores: Charuto, Marcelo Borboleta, Ivan Ribeiro, Doutor e Fernando Lima;

Canta jandaia lá na praia
Nos coqueiros
Oh! Iracema seu amor foi verdadeiro
Deixa para o mundo o fruto de uma paixão
Terra abençoada, luz, sol de mãos dadas
Vai jangada leva essa canção
Oh! Patria Livre, salve a abolição
No Ceará um herói... que emoção
O final da escravidão

“Olê Mulher” rendeira
“Olê Mulher” renda
Tu me ensina a fazer renda
Que eu te ensino a sambar

Lindo sertão, clareia meu céu
O seu luar tem a cor de mel
Com carnaúba vou construir
A árvore da vida vai florir
Olha cultura não tem como lá
Oh! “Padinho” vem abençoar
Tem romaria e festança, nessa dança não estou só
De Verde e Branco meu samba vai virar forró

Tô arretado, abestado
Sanfoneiro sei que Deus é Brasileiro
O paraíso é o Ceará
Santa Cruz chegou, me faz delirar
Hoje sou dragão do mar






04 - Escola de Samba Estácio de Sá
Sambas de Enredo da Seria A : Rildo Hora: A ópera de um menino... O toque do realejo rege o seu destino! 
Autores: Igor Ferreira, Claudinho MS, JL Escafura, Tinga, Adriano Ganso, Tião e Fadico;

Vai meu Leão do Norte a poesia da coração
Divino dom, o som do realejo a tocar
Cifrando o grande destino de um sonhador
E vai o menino mostrar seu valor
"Inté Asa Branca", partiu pra brilhar
Navega por um mar de inspiração
Aporta nessa doce ilusão
E no terreiro
Se apaixona pelo Rio de Janeiro

Lá vem o trem do samba
Saudade que não se desfaz
E traz do céu essa gente bamba
Poetas imortais

A musicalidade em sua vida fez brotar
Acordes, que nos fazem viajar
Num sonho especial
"Chorar pra que"? "eu deixo a vida me levar"
"Os teus meninos" hoje vão te eternizar
Teu anjo negro a nos guiar
Maestro...
Venha reger o meu tesouro
Faz reluzir na Avenida
A Minha Orquestra Medalha de Ouro

Tem melodia no ar...Estácio de Sá
É emoção!!
É Rildo Hora o gênio da canção
Bem no compasso do meu coração





05 - Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha
Sambas de Enredo da Seria A : Mistura de Sabores e Raças - Uma Feijoada à Brasileira
Autores: Alexandre Naval, Anderson Benson, Flavinho Segal, F.Maria, J. do Táxi, Leandro RC e Mauricio Amorim;

O tempero da Rocinha... Chegou!
A receita é alegria... Amor
Sapucaí, hoje tem “rango” de primeira
Uma feijoada a Brasileira...

Eu broto da terra
Representante da cozinha nacional
Com a Rocinha vou cantar
Uma mistura de cultura e paladar
Os novos ventos sopraram
Por essa jovem nação
Tradição, Suíça, Itália, tudo é mundial
Japão, o equilibrio alimentar
Pão Sírio, delicado e milenar
As guloseimas do mundo vão invadindo o pais
Se o bolso chora, o ego fica mais feliz

“Solta” um x-bacon, que frenesi!
Um sundae com castanha e chantilly
O fast-food é comida do povão
Tá duro, pede um podrão no seu João!

Desigualdade na terra
Olha esse povo é guerreiro
O que ele tem de esperança
Já não possui em dinheiro
Um gosto amargo na boca
Quem vai estender a mão?
Eu sou nativo da pátria amada
Linda chamada Brasil!!!
Pretinho, cheiroso, gostoso
Você descobriu





06 - Escola de Samba Alegria da Zona Sul
Sambas de Enredo da Seria A : Quem não chora, não mama...
Autores: Amarauzinho, Cathola, Daniel Katar, Galinho de Quintino e Pixulé.

Feliz da vida, nessa folia eu vou!
Viajar, com essa história multicor
Um olhar apaixonado
De um vestido nasce a minha inspiração
Vem pro Bola meu bem!
Hoje não tem pra ninguém...
Vista a sua fantasia é dia de alto astral!
Sou resistência, patrimônio cultural

Alah-lá-ô, Mas que Calor
No meu Cordão eu vou brincar
Se a Canoa não Virar...
Eu Chego lá, Eu Chego lá

Cidade maravilhosa da boêmia das tradições!
Reis e rainhas espalham alegria
Arrastando multidões
Segura a chupeta não quero chorar
Mas quem não chora não mama ...
Do céu chuva de confete e serpentina
Na Cinelândia se anuncia um desfile triunfal!
Eu sou o Bola Preta eterno folião do carnaval!

É dia de festa, eu vou me acabar
Contar um Rio de amor ...
É Preto e Branco a minha alegria
Hoje eu tô, que tô!





07 - Escola de Samba União do Parque Curicica
Sambas de Enredo da Séria A : Quando o samba era samba
Autores: Cláudio Russo, Wilson Cruz e Zé Luiz (reedição da Portela 1994);

África encanto e magia
Berço da sabedoria
Razão do meu cantar
Nasceu a liberdade a ferro e fogo
A Mãe Negra abriu o jogo
Fez o povo delirar
Deixa falar, ô, ô, ô
Deixa falar, ô, iaiá
Esse batuque gostoso não pode parar
Entra na roda ioiô
Entra na roda iaiá
Lá vem Portela é melhor se segurar

Axé vem de Luanda
Sacode negritude da cidade
Trazendo a bandeira do samba
N'apoteose da felicidade

Samba é nó na madeira
É moleque mestiço
Foi preciso bancar
Resistência que a força não calou
Arte de improvisar

Capoeira
O samba vai levantar poeira
Tem zoeira
Em Oswaldo Cruz e Madureira





08 - Escola de Samba Unidos da Vila Santa Tereza
Sambas de Enredo da Séria A : Axé - No Caminho das Águas Sagradas
Autores: Carlos Ferreira, Rafael Gigante, Vinicius Ferreira e Robert Farrow;

África
Terra abençoada, vamos viajar
Axé sabedoria para caminhar
Nos búzios a maldade foi se revelar
Segue Oxalá obstinado vai cumprir sua missão
Exu tentou tornar em vão
No engano a prisão
O mal a condenar fez padecer (Oyó)
Sete anos de dor
Até Babalawo esclarecer

Enfim Xangô foi pedir perdão
E ao grande Pai libertar
Na purificação destino consagrar

Nas águas da escravidão
O povo africano sem paz
A “Barca da Maldição” aporta em novo cais
Raça que se fez brotar
Forja com dor neste chão
O templo da oração é alento pra quem rezar
A Lavagem do Bonfim
Varre o mal que há de ser
Sentimento fluir, gratidão faz aprender
Que a felicidade hoje é o nosso lugar
No meu andor levo amor e bondade
O bem a quem amar

Na proteção do Rei Maior eu peço axé
Santa Tereza desfilando sua fé
É minha Vila a emocionar
Nessa avenida (salve as) águas de Oxalá




09 - Escola de Samba Unidos do Jacarezinho
Sambas de Enredo da Seria A : Puxador, não. Intérprete!
Autores: Andinho do Samba, André Fluido, Cadu Régis, Chiquinho Gomes, Leandro Partideiro, Marquinho e Robson Pereira;

As ondas do rádio estão no ar
O show vai começar
Vou a gafieira, e lá quero ver
Moleque Saruê
Pois a tua voz não é leviana
E deixa de moda
Cantou Folha Morta
Ouvi na vitrola canção divinal
Matriz ou Filial

Eu Agora Sou Feliz (eu sou feliz)
Ela Disse-me Assim (disse assim)
Os seus Nervos são de Aço
Meu Pecado Dei um Fim

Quem há de dizer
Da Apoteose ao Rio Antigo, Mangueira
O teu cantar “é uma beleza”
Lembranças de tantos carnavais
Até do seu humor, ai que saudade me traz
Centenário de Glória, seu nome na história
No samba, ele se consagrou
Puxador, não, Intérprete sim
Estou de volta na Sapucaí

Pode aplaudir, com emoção
Pulsando forte o coração
Jacarezinho faz a festa
Saudando o Mestre Jamelão




10 - Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá
Sambas de Enredo da Seria A : Rio: uma viagem alucinante
Autores: Gabriel da Penha, Leandro Nogueira, Luiz Gustavo, Deco e Igor do Cavaco;

É mais que amor em poesia
A Renascer me contagia
Traduz a emoção num samba só porque
“Rio, eu gosto de você”
 
Deus, me dê asas para voar
Eu preciso enxergar
De cima, como é mais bela
Um paraíso na terra
Sua obra prima singular
Raiou... O sol brilhando é diferente
O dia firma, a pele sente
O clima de um doce lugar
Um verde acalanto sempre a receber
Olhos que se encantam por você
Meu ninho são flores, amores bailando no ar
E a sinfonia anuncia o despertar
Lalaiá lalaiá... Despertar!

“Aquele abraço” pertinho do céu
Laço de fé e beleza
O tempo guardou o relicário
Cenário da inspiração
O homem e a mãe natureza, feliz comunhão

Rio... Rio... “minha alma canta” essa paixão
Sorrio... Meu sorriso vem do coração
É sublime namorar
O sol beijando o azul do mar
Se apaixonar ao entardecer
Vai renascer... O sonho de ver nesse meu carnaval
Da linda aquarela, o matiz natural
Preservado em meu olhar
Hoje, na apoteose, a maior felicidade
Maravilhosa Cidade livre a cantar

É mais que amor em




11 - Escola de Samba Império Serrano
Sambas de Enredo da Séria A : Caxambu: O milagre das águas na fonte do samba
Autores: Paulinho Valença, Henrique Hoffmann, Marcelo Ramos, Popeye, Filipe Araújo, Beto do Império e Airinho;

Caxambú
Mata essa sede de vitória
Em tuas águas o povo da minha Serrinha
Hoje vem se banhar
Passa a pura energia
E a força que te leva para o mar
Contou a mitologia... Foi Poseidon!
Que batendo seu tridente
Fez a serra borbulhar
E brotaram doze fontes de inspiração
Entre rios e cascatas
Nasceu esse lugar

Vai meu canto vai
E marca o passo da procissão
”Jonga” negro no compasso
Do congado em devoção

Gloria e glamour na Era Vargas
O brilho dourado
A sorte no cassino
Paraiso abençoado
Pela fé de Nhá Chica no divino
Da milagrosa mina
A cura da princesa
O sonho da família imperial
Na fazenda da roseta a beleza
Que brota no meu carnaval

E vem de lá o povo a cantar
Pode acreditar a cada ano
Renasce na fonte do samba
Um novo Império Serrano



12 - Escola de Samba Império da Tijuca
Sambas de Enredo da Séria A : Negra, pérola mulher
Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, Araújo, Alexandre e Tião Pinheiro;

Orunmilá me deu a luz que veio despertar
A criação e o dom divino para transformar
Eu sou raiz ancestral, herdeira
Yamhi, Eleyé, guerreira
Matizei as cores de mãe áfrica
Berço, história viva em lutas nesse chão
Geledé, fiz da magia minha perfeição
Amor, paixão, sublime beleza
Dançar feliz saudar a natureza
Encanto, poder e sedução

Toca o tambor
Eu quero ver requebrar
Esse swing da cor... É ginga
Mesmo na dor não me deixei abalar
Meu sangue é raça e axé... Menina

É Odara
Louvar aos deuses em uma só voz
Oxalá derrame bençãos sobre nós
Nobreza singela, a rosa mais bela
Luz da inspiração
Negra mulher...
Mãe padroeira do Brasil tu és
O Morro da Formiga aos teus pés
Sob o teu manto nossa proteção
A lágrima que hoje desce do olhar é emoção
Meu Império da Tijuca vem exaltar a sua luta

Ô ô ô ô... Nessa festa vai ter zoeira
Quilombola é Brasileira
Faz Kizomba a noite inteira!




13 - Escola de Samba Acadêmicos do Cubango
Sambas de Enredo da Seria A : Teimosias da Imaginação
Autores: Junior Duarte, Carlinhos da Penha, Huguinho, Coquinho e Felipe de Paula;

Eu vi brilhar!!!
Um sonho “especial” na imensidão
“As Teimosias da Imaginação”
Levam o “artista” onde o povo está
Nos fazem acreditar, que a “arte” é fonte singular
Desperta o “dom” em cada ser
Conduz a inspiração
Criar, pois a beleza é fato aos olhos de quem vê
Renova a emoção a cada amanhecer
Pra história se reinventar

Poder da criação, detalhes tão sutis
Num toque divinal, revela seus “Brasis”

Sonha... O sublime deslize do “cinzel”
Borda, molda o “barro”. É o destino feito a mão
Clama! Ao talento que encanta o coração
Dos grandes mestres imortais
Nos muros há vida, delírios de um sonhador
Do “vime” ao “metal”, a mente genial, a dádiva do criador ô ô
Canta meu povo que a festa é nossa
Faz da avenida um lindo “painel”
A bateria “Folgada” faz bossa
E o nosso limite é o céu

A obra mais bela dessa “galeria”
Meu samba é magia, se espalha no ar
É minha Cubango, “Deusa” da folia
O show vai começar!!!

 



14 - Escola de Samba Paraíso do Tuiuti
Sambas de Enredo da Seria A : Ao mestre do riso com carinho: as caras do Brasil
Autores: Anré Kaballa, Leandro Kfé, Junior Santana, Thiago Meiners e Sonia Cabral;

O céu está em festa
Milhões de acordes vão anunciar
Os anjos a receber
O professor que acabou de chegar
Em Maranguape, a história traçada
Sua voz ecoou “Na madrugada"
Sucesso nos palcos, venham ver
A Escolinha ganha as telas da TV
A alegria é o seu dom, um ideal
A marca do meu carnaval

A comédia está no ar... Quero ver quem ta aí
Coalhada e Bozó para nos divertir
Azambuja diz no pé, Salomé vai te levar (ô)
E o Painho traz axé pra nos guiar

Chico... Vem "compor" o meu sorriso
Um artista genial a encantar o "Paraíso"
Um talento verdadeiro
A alma do brasileiro
Sonha Tuiuti...
É no seu sonho que eu vou viajar
Seu espírito imortal
É mais uma estrela a brilhar
Receba os aplausos dessa gente
Ao mestre com carinho, vou cantar

Escola de samba, raiz de verdade
Sou comunidade, eu sou Tuiuti
A força do povo... Me leva
É Chico Anysio na Sapucaí





15 - Escola de Samba Caprichosos de Pilares
Sambas de Enredo da Séria A : Fanatismo... Enigma da mente humana
Autores: Jorge do Batuke, Frank, Josemar Manfredini, Fernando Bom Cabelo, Aldir Senna e Jorge Matias de Oliveira
;

Pilares eu sou, Azul e Branco!
Um elo de amor e união
A mente comanda, o corpo obedece
Acende a chama, adoração!
Seguindo vou cumprir minha missão
Traído enfeitei meu coração
Incondicional, além do normal...
Especial!

É gol! Explode a galera
Enfim, o fim da espera
Loucura, que faz delirar
O canto é a voz que ninguém vai calar!

De um povo que rala e batalha
E nunca foge da raia
Seu fanatismo é somente viver
Longe da maracutaia e da ambição do poder (ai, ai meu deus oh! Meu senhor)

Senhor, olhai por nós que usamos teu nome em vão,
A fé sem razão...irmão contra irmão, destrói a nação!

Meu samba é alegria da cidade
Receita desta tal felicidade
Renova o prazer, tudo por você
Caprichando pra valer!

Não dá pra controlar, chego a me arrepiar!
Ao ver a minha Caprichosos, linda à desfilar
É fanatismo e amor, paixão de enlouquecer
Meu vício é você





16 - Escola de Samba Unidos de Padre Miguel
Sambas de Enredo da Séria A : O Reencontro entre o céu e a terra no Reino de Alá Àfin Oyó
Autores: Pedrinho da Flor, Fernando Pia, Jefinho Rodrigues, Jorginho Medeiros e Tuninho do Trailer;

Num sopro Olorum separou
A terra e o céu… o homem pecou
Lamento dos meus Orixás
Os doze Obás do meu Pai “Xangô”
Oxumarê baixou a ponte do arco-íris
Unindo novamente Orum e Ayé
Pros deuses festejarem com a gente
Mamâe Oxum já preparou
Meu corpo pra essa missão
To cheio de amor…
Pra nesta noite ver brilhar meu pavilhão

Vai ter Amalá, Inã clareou
Já fiz a cabeça bati meu tambor
Kawó, kawó, kawó cabesilê kawó

Exú é o mensageiro
No mundo inteiro
Vem abrir os caminhos da paz
No chão da minha escola o baile de Sangó
A corte da justiça de Alá Àfim Oyó
Unidos por essa magia
A nossa alegria faz o bem reluzir
Trazendo muito axé e esperança
Pros olhos da Sapucaí

Batuque Odára, girei no terreiro
Sou pedra sou fogo, guerreiro fiél
Um ponto de fé amor verdadeiro
A energia de Padre Miguel




17 - Escola de Samba Sereno de Campo Grande
Sambas de Enredo da Seria A : Na busca da paz, equilíbrio e harmonia. Bem aventurados sejam os que ouvem a voz de Deus!
Autores: Dudu, Glaucio, Fabinho, Laerte e Igor;

Sagrada fonte de inspiração
A divina luz da vida, perfeição
Sublime criação, a natureza
Quanta beleza!
Mistério a desvendar, fez despertar
"e a palavra se tornou razão"
Mas o homem sem respeitar
Semeou ambição
Visando riqueza e progresso
Causou tanta destruição
O lema é superar, cantando em oração

Senhor ilumine a nossa missão
Trazendo esperança ao coração
Um novo tempo chegou pra ficar
Cuidar do planeta e a vida salvar

Vamos resgatar dignidade
Conquistando harmonia e igualdade
Pra tudo que é bom se realizar
A humanidade segue em frente a lutar
O homem consciente, ao ouvir a voz de Deus
Recria o mundo de onde um dia se perdeu
Faz do carnaval a sua forma de expressar
Pro sonho acontecer com alegria
Basta acreditar!

Sereno chegou na passarela
Exemplo de amor... A paz hoje impera!
A felicidade vejo florescer
É voz que ecoa e nos guia a vencer




18 - Escola de Samba Tradição
Sambas de Enredo da Seria A : Das maravilhas do mar, fez-se o esplendor de uma noite
Autores: David Correa e Jorge Macedo (reedição da Portela 1981);

Deixa-me encantar
Com tudo teu
E revelar, lá lá rá
O que vai acontecer
Nesta noite de esplendor
O mar subiu na linha do horizonte
Desaguando como fonte
Ao vento a ilusão teceu
O mar (oi, o mar)
Por onde andei mareou (mareou)
Rolou na dança das ondas
No verso do cantador

Dança quem tá na roda
Roda de brincar
Prosa na boca do vento
E vem marear

Eis o cortejo irreal
Com as maravilhas do mar
Fazendo o meu carnaval
É a vida a brincar
A luz raiou pra clarear a poesia
Num sentimento que desperta na folia (amor, amor)
Amor sorria, ô ô ô
Um novo dia despertou

E lá vou eu
Pela imensidão do mar
Essa onda que borda a avenida de espuma
Me arrasta a sambar




19 - Escola de Samba União de Jacarepaguá
Sambas de Enredo da Séria A : Dos Barões do café à Cidade Universitária. Vassouras, ouro verde do Brasil!
Autores: Alexandre Valle, James Bernardes, Ivanísia, Neyzinho do Cavaco, Girão, Mariano Araújo e Jorge Buccos;


O baile vai começar
Abrem-se os portais do tempo
O minueto nos convida a viajar
Quanta beleza!...
Terra dos barões do café, imensa riqueza!
Das negras mãos, a colheita
Vem da chibata a receita
Para saciar a ambição
Mas o negro, valente
Rompeu as correntes
Deixando seu legado nesse chão

Na capoeira fui batizado, paranauê!
Danço meu jongo, nesse gingado, maculelê
Do arraiá de sinhá à fé que vem do terreiro
Sou o retrato desse povo Brasileiro

(E assim...) E assim o cortejo da vida
Segue o roteiro sem perder sua raiz
Do ouro verde, a herança
A esperança de um final feliz
Se ontem a negritude deu o seu suor
A juventude sonha um sonho bem melhor
Um brinde à prosperidade!
O futuro apenas começou
É carnaval! A alegria, meu amor,
"faz parte do meu show"!

Do alto da serra à Jacarepaguá
O cheiro da terra se espalha no ar
Linda "União", não vou resistir
Canto vassouras na Sapucaí!



Nenhum comentário: