17 de fevereiro de 2012

Carnaval de 1996, Sambas Enredo do Grupo Especial


 


Sambas de Enredo Especial Carnaval 1996Image Map


Faixas dos Sambas de Enredo do Grupo Especial 1996



1 - ESCOLA DE SAMBA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
Samba Enredo Especial : Imperatriz Leopoldinense Honrosamente Apresenta "Leopoldina, a Imperatriz do Brasil"
Autores: Jurandir, Dominguinhos do Estácio, Demarco e Carlinhos China
Intérprete: Preto Jóia

Atravessou o mar
Temendo a invasão a Portugal
Desembarcando aqui, toda a Família Real
O tempo passou
D. Pedro precisava se casar
E foi da Áustria, a escolhida,
Carolina Josefa Leopoldina
Clareia, Viena
Num raro espetáculo de cor
Pela vontade do rei
Marialva o Marquês
A Europa deslumbrou
Viena clareia
O noivado se realizou
Diamantes são presentes
Junto a um rico medalhão
Que fascina Leopoldina
Que casa por procuração (de lá pra cá)

E de lá pra cá
Só céu e mar... E esperança
Do Eldorado encontrar
O paraíso... e bonança

E ao chegar, o seu olhar se encantou
Linda aurora, fauna e flora
Revela o amor por esse chão
E a Pedro, impele em carta
Independência da nossa nação (Lá vem raiz)

Ô ô ô lá vem raiz
A Leopoldina é Imperatriz
É carnaval, é samba verdadeiro
Eu me orgulho de ser brasileiro




2 - ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
Samba Enredo Especial : Anarquistas Sim, mas nem Todos
Autores: Márcio Paiva, Adalto Magalha, Eduardo Dias e Quinho
Intérprete: Quinho

Hoje eu vou cantar
Me acabar nessa canção
Meu Salgueiro em festa vem mostrar
A influência de uma civilização
Do sonho nasce a realidade
Em cada chão de uma cidade
Em cada braço, em cada mão

Itália, fonte da civilidade
Da cultura e da religião
Com sua fé conquistou a multidão
No momento tão divino
O vinho tem a sua tradição
O imigrante veio em busca de riqueza
A colônia virou mito
Nessa terra brasileira

Se liga, meu bem
Vem nessa também
O Salgueiro faz a "massa"
E não tem pra ninguém

A princesa com a sua união
Trouxe a arte pra delírio da nação
O teatro e o cinema
O sindicato para a profissão
Com o circo a magia, Carnaval é alegria
Sacode meu povão

A nossa emoção tá solta no ar
Vem, meu amor, se acabar
O meu coração não vai agüentar
Ver essa galera delirar




3 - ESCOLA DE SAMBA ESTÁCIO DE SÁ
Samba Enredo Especial : De um Novo Mundo eu sou e uma Nova Cidade será
Autores: Adilson Gavião, Déo, Orlando Landão e Caruso
Intérprete: David do Pandeiro

Em águas claras naveguei...
Aqui cheguei
Vim em busca de riqueza, que beleza
Me encantei

Bravo Estácio foi à luta
Um herói nesta disputa
Tudo que ele fez valeu
Assim o Rio passa a ser a capital
Da relação entre Brasil e Portugal

Balança, balança quero ver pesar
Os portos se abrem, vamos exportar

Ciclo do pau-brasil, ouro e café
Na industrialização entrei com fé
Sou capital, eu sou, das artes no país
Minha beleza natural deixa você feliz

É... o artista pintando a sua emoção
Entrando em cena o seu coração
Do peito brotando uma linda canção
Enfim, uma nova cidade no Estácio fluiu
É o mundo mais perto do nosso Brasil
A notícia, o fato, a informação
Então... a evolução vai pedindo passagem
O samba fazendo a sua homenagem
À telecomunicação

O teleporto está no ar
É nessa que eu vou me ligar
Na era da modernidade
Uma nova cidade será




4 - ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE VILA ISABEL
Samba Enredo Especial : A Heróica Cavalgada de um Povo
Autores: Tião Grande e Cafu Ouro Preto
Intérpretesos Felipes, o Brasil era Espanhol
Autores: Barbeirinho, Bebeto do Arrastão e Jailson da Grande Rio
Intérprete: Gera

Baila minha porta-estandarte
E com a Vila vem mostrar toda emoção
A heróica cavalgada de um povo
Sua história, seus costumes, tradições
Sepé Tiaraju protege a terra
Na luta contra a força da invasão
Fez da bravura sua arma
Defendendo os sete povos das missões
São Pedro do Rio Grande do Sul
Se faz província, ganha capital
Porto dos Casais tem charqueadas
Lanceiros negros dançam nas congadas

Epopéia Farroupilha, clamor de voz
Chimangos ou Maragatos
O gaúcho é aclamado o grande herói

Progresso, miscigenação
O vento sopra, traz a colonização
Cerveja, dança, culinária
Festa da Uva, o churrasco e o chimarrão
Brilha no ar a Senhora Liberdade
E no Rincão um canto de felicidade
Boitatá é brasileiro
Cuida do rebanho Negrinho do Pastoreio
E a Salamanca do Jarau, que o folclore nacional
Mostra para o mundo inteiro

Bailando na avenida minha Vila Isabel
Faz o Grenal mais bonito
Com Lupicínio e Noel




5 - ESCOLA DE SAMBA PORTELA
Samba Enredo Especial : Essa Gente Bronzeada Mostra seu Valor
Autores: Jorginho Don, Picolé da Portela, Renatinho do Sambola e Carlinhos Careca
Intérprete: Rixxa

Chegou a hora
Portela alegremente vem cantar (lá laiá lá)
Com um brilho atraente de swing irreverente
Fazendo assim o mundo inteiro "delirar" (ô delirar)
Melodias que se tornaram marcantes
De artistas delirantes
Iluminados pela estrela do criar
Como "Memórias" de Paulinho da Viola
Ismael, mestre Cartola
Eu vou cantando para os males espantar
 
Canta iaiá pra ioiô, canta ioiô pra iaiá
Um samba quente, um chorinho de amor (eu vou)
Na onda do iê-iê-iê, eu sou o rei pra você
Fazendo a festa até o dia amanhecer

"Chega de saudade"
Meu peito invade, eu lembro do meu amor
Linda é a "Garota de Ipanema", seu gingado é um poema
Na "Asa Branca" sou eterno sonhador
"Pra não dizer que não falei das flores"
Vou me expressar mostrando todo o meu valor
Eu sou a arte que embala a esperança
Onde passo sou bonança
Bela "Aquarela Brasileira" decantou

A Portela demorou, mas abalou
E o povo canta novamente, já ganhou




6 - ESCOLA DE SAMBA CAPRICHOSOS DE PILARES
Samba Enredo Especial : Samba, Sabor Chocolate
Autores: Almir de Araújo, Marco Lessa e José Paulo
Intérpretes: Luizito e Carlinhos de Pilares

Sabor de amor
Me leva de volta ao passado
Viajando em terras astecas
De um tesouro abençoado
Bebida de rei
Colombo provou
Foi numa caneca
Que um reino adoçou
É, bendito o solo que dá
Esse fruto dos deuses
O cacau brasileiro
Floresceu no Pará

Pisa forte no sequeiro
No gosto doce da vida
Que a minha Caprichosos
Pisa forte na avenida

Reinou na Bahia
É capixaba também
Fabricando alegria
No presente do meu bem
Na Suíça, virou barra
Dá prazer de coração
Me lambuza e me amarra
No inverno e no verão
Marrom, na cor da ginga da mulata
Com poesia e serenata
Me envolve no branco da paz
É campeão de energia
É chocolate, eu quero é mais

É bom, que bom, bombom
Gostoso é o que você me dá
Chora cavaco, bate bum bum
Vem no meu samba, vou comer mais um




7 - ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DO GRANDE RIO
Samba Enredo Especial : Na Era dos Felipes, o Brasil era Espanhol
Autores: Barbeirinho, Bebeto do Arrastão e Jailson da Grande Rio
Intérprete: Nêgo

Viajando no tempo eu vou eu vou
Eu sou a arte e vim brilhar nesta história
Na era dos Felipes o Brasil era espanhol
E lá vou eu
Desfolhando um livro de memórias
Os mensageiros da Coroa Imperial
Comunicam o domínio de Espanha em Portugal
Sangue na terra o seu filho derramou
Em defesa deste chão que a Espanha conquistou

Indo em busca de um tesouro
Procurei o Eldorado
Numa terra preciosa
Onde o solo é cobiçado

Interesses no poder
Aliam-se em busca de um reinado
Em cada crença uma fé
E continua o embate no mercado
(Mas o Índio)
Mas o índio se catequizou
Com braço forte o Maranhão se defendeu
Bahia envolvida nessa guerra
Holandeses nessa terra
Em solo fértil a liberdade então se deu

Imponho sou Grande Rio, amor
Dando um banho de cultura, eu vou
Pro abraço da galera, me leva
Lindo como o pôr-do-sol eu sou




8 - ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA PONTE
Samba Enredo Especial : Nas Sombras da Folia
Autores: Serginho do Porto e André Fullgaz
Intérprete: Serginho do Porto

Lá vou eu
E meu São João de Meriti
Vou com a Ponte me embalando na folia
Fazendo sombra na Sapucaí
Minha história é milenar, vem ver, porque
Vem dos deuses
Eu faço a moda girar, girar
Na mão de muitos fregueses
De reis e rainhas
Da nobreza imperial
Sou japonês, chinês, sou indiano
De uso universal
E no Brasil eu sou pernambucano
É em Recife o meu carnaval
 
Eu danço frevo e o maracatu
Se tá chovendo eu saio do baú

Sou luar de lua cheia
Pás douradas, vassourinhas
A graça que rodeia
O charme da menininha
Enfeitei a pequena notável
Dancei na chuva, um sonho de amor
De mau humor, eu não sou nada amável
Pergunta pro vovô
Se o tempo vira eu viro um trocado
No bolso do camelô

É sol, areia
É verão vou sombrear
Eu quero estar contigo
Ser o teu amigo quando precisar




9 - ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO PORTO DA PEDRA
Samba Enredo Especial : Um Carnaval dos Carnavais
Autores: Billy Boy, César Reis e Élio Sabino
Intérprete: Wantuir

Pelos quatro cantos desse mundo
Porto da Pedra faz um grande carnaval
 
Do Brasil até a China
Pierrots e colombinas
Numa festa genial, que legal !

Ganhei colar de rosas
Nova Orleans teu carnaval te fez famosa
Que felicidade, que alegria
Salve Rei Zulu, o rei da folia
Na Bolívia cheguei, a diablada brinquei
Garimpando era tudo que eu queria
Em Bonn o alemão põe pra quebrar
Bebe cerveja sete dias sem parar

Eu quero é mais, eu quero é mais
O combustível da ilusão me satisfaz

Pelos canais de Veneza
A máscara de seda eu usei
Saudei o leão, sua alteza
E o carnaval de Nice eu fui pra ver
Vieram flores me oferecer
E assim, na magia das cores
No rufar dos tambores
Dragões, serpentes, piratas
Rei Momo abre as portas do meu Rio
Que sempre faz um carnaval dos carnavais

Endiablado eu tô, eu tô, eu tô
E vou sacudir, eu vou, eu vou
Nas garras do Tigre
Se ligue, eu vou deixar cair




10 - ESCOLA DE SAMBA BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS
Samba Enredo Especial : Aurora do Povo Brasileiro
Autor: Miro Barbosa
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Ô... Ô... Ô... Ô...
"Mãe negra" África
Diga quem eu sou...
De onde vim
Pra onde vou...

A nossa "aurora" é assim
Começo... Desconheço... Que dirá o fim
Meu Beija-flor querido
Encontra o fóssil até então perdido
É carnaval... Que tal...
Falarmos da evolução... Que bom... Que bom
Meu ancestral é um "barato"
Daí surgiu a confusão

Pinta a pedra em "bacanal"
Ai... Que coisa sensual
É o macaco excitando o pessoal

No Piauí nasceu
Mãe de "mim" e de vocês
(Na serra da Capivara)
"Mim" quem fala é índio
A língua que falava os "Jês"

E hoje...
Dos gigantescos animais
Somos vestígios naturais
Da transformação da vida
Que dia... Ai que emoção
Eu descobri enfim
O Brasil inteiro é meu irmão




11 - ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
Samba Enredo Especial : Criador e Criatura
Autores: Beto Corrêa, Dico da Viola, Jefinho e Joãozinho
Intérprete: Wander Pires

Cheio de amor
O Criador
Findou sua divina solidão
Fez surgir a natureza
Universo de fascinação
Luz, terra e mar
No firmamento astros a bailar
E numa luminosa inspiração
Faz o homem a mais sublime criação
Assim, o homem com sua ousadia
Avança o sinal no jardim do amor
Deu um salto, dominou a terra
Terra de Nosso Senhor

Olha pra mim, diga quem sou
Eu sou o espelho, sou o próprio Criador

Gênios, artistas e inventores
Fazem um mundo diferente
Mexem com a vida da gente
Dando asas à imaginação
Em uma nova era
A gente não sabe o que nos espera
Vem nessa, amor, pra um novo dia
Brincar no paraíso da folia

A mão que faz a bomba, faz o samba
Deus faz gente bamba
A bomba que explode nesse carnaval
É a Mocidade levantando o seu astral




12 - ESCOLA DE SAMBA UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
Samba Enredo Especial : A Viagem da Pintada Encantada
Autores: Alberto Varjão e Vicentinho
Intérprete: Aroldo Melodia e Ito Melodia

Lendas que cruzaram além mar
No Olimpo a pintada foi buscar
É da Índia, é da Guiné, é do Egito, d'Angola é
Tem mistério e magia e muito axé
Viajando pelo oriente e por todo o ocidente
Mercados, mercadores fascinou
E chegando ao novo mundo
A mistura de cultura se formou
Holandeses no Brasil, ela pintou

A ie ie ô, a ie ie ô, a ie ie ô
Emakualê Oxum, erê
Samborokô, Samborokô, ô ô

Na culrura afro-brasileira assim surgiu
Seus costumes, raça, crenças nos uniu
Bicho feito que espanta a morte
Povo de santo a primeira Iaô
Catulou, raspou, pintou
Canto, dança a esplendor
Oferenda para os orixás
Saravá, que a sorte quero mais
Vai, meu pombo branco, anunciar
Que a Ilha pede a paz

A Ilha tem na viagem sedução
Oxalá criou o mundo, deu ao povo a união




13 - ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO SERRANO
Samba Enredo Especial : Verás que um Filho Teu não Foge à Luta
Autores: Aluísio Machado, Lula, Beto Pernada, Arlindo Cruz e Índio do Império
Intérprete: Jorginho do Império

O povo diz amém
É porque tem
Um ser de luz a iluminar
O moderno Dom Quixote
Com mente forte vem nos guiar
Um filho do verde esperança
Não foge à luta, vem lutar
Então verás um dia
O cidadão e a real cidadania
 
Quero ter a minha terra, ô ô ô
Meu pedacinho de chão, meu quinhão
Isso nunca foi segredo
Quem é pobre tá com fome
Quem é rico tá com medo

Vou dizer...
Quem tem muito, quer ter mais
Tanto faz se estragar
Joga no lixo, tem bugica p'ra catar
Senhor, despertai a consciência
É preciso igualdade
O ser humano tem que ter dignidade
Morte em vida, triste sina
Pra gente chega de viver a Severina
Junte um sorriso meu, um abraço teu
Vamos temperar
Uma porção de fé, sei que vai dar pé
Não vai desandar
Amasse o que é ruim, e a massa enfim
Vai se libertar
Sirva um prato cheio de amor
Pro Brasil se alimentar

Eu me embalei p'ra te embalar
No balancê, balancear
Vem na folia
Chegou a hora de mudar
O meu Império vem cobrar democracia




14 - ESCOLA DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
Samba Enredo Especial : Os Tambores da Mangueira na Terra da Encantaria
Autores: Chiquinho Campo Grande e Marcondes
Intérprete: Jamelão

No revoar da inspiração
O poeta conseguiu
Contar em verso e prosa
O amor pela cultura
Lendas e mistérios
Do nordeste do brasil
Deite numa rede de algodão
E adormeça nas crenças do maranhão

No fundo do mar
Tem um castelo que é do rei sebastião
Tem mandinga tem segredo
Meu amor eu tenho medo
De brincar com assombração

Ana se fez donana
Na carruagem tem uma mula-sem-cabeça
Por incrível que pareça
Uma serpente circundando o ribeirão
A manguda vai chegar
Bumba-meu-boi e cazumbás
É festa de são joão

Agô iná iná agô !
Oh! doce mãe sereia
No seu lampejo que ilumine todos nós
Lá na praia dos lençois
É noite de lua cheia

Os tambores da mangueira
Na terra da encantaria
Encantaram o touro negro
Que num toque de magia

Se vestiu de verde e rosa
Embarcou na poesia




15 - ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA TIJUCA
Samba Enredo Especial : Ganga-Zumbi, Expressão de uma Raça
Autor: Beto do Pandeiro
Intérprete: Paulinho Mocidade

Ecoou, novamente o atabaque de Palmares
Ressoou, é canto, é dança, é festa, é liberdade
Salve a força da cor guerreira
Herdeiros de Zumbi
A sua hora é esta
Tijuca é o quilombo, é sua a festa

Capoeira, aluã e muito mais
Tem reza forte para os orixás

Ao som do batacotô
No toque do agogô
Negro levanta a poeira
Entre oferendas para o rei Xangô
E pedras preciosas
No clarão da lua cheia

Dunga Tara Sinherê, ê, ê, ê, ê Dandara
Mãe Sabina, rei Zumbi é jóia rara

À cerca dos macacos harmonia
Dia e noite, noite e dia
Paz, amor, libertação, seu ideal
Holandeses, portugueses
Todos os mocambos do local
Traziam ouro, prata, louvação
Ao "líder pra sempre"
Cultura viva, és guerreiro imortal

Vem amor, ô, ô
Soltar seu canto livre pelo ar (pelo ar)
Alagoas é o berço
Deste mito que viemos exaltar




16 - ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO VIRADOURO
Samba Enredo Especial : Aquarela do Brasil, Ano 2000
Autores: Heraldo Faria, Jorge Baiano, Mocotó e Flavinho Machado
Intérprete: Nego Martins

Vem o Sol, com seus raios dourados
Iluminando a natureza, do Oiapoque ao Chuí!
Tenho forma de coração
Sou encanto, sou beleza,
Sou Brasil, sou nação!
Amazônia: é meu rio, é meu ar
O seu manto verdejante
Faz o mundo respirar

Meu Nordeste exuberante
Bumba-meu-boi, meu boi-bumbá
Dos meninos de Olodum
De louvor aos orixás!

No Centro-Oeste ainda se vê
Os majestosos Pantanais
A capital das capitais
Seu misterioso Vale do Amanhecer
No Sul, o vaqueiro trovador
Canta a história do gigante que um dia despertou
Sudeste: fonte de inspiração
Do carnaval, da emoção
Do jeitinho brasileiro
Do meu Rio de Janeiro
Ainda tendo céu anil
Vou seguindo meu destino
Com meu peito varonil

Pierrot cara pintada
No ano 2000
Com a Viradouro na aquarela do Brasil




17 - ESCOLA DE SAMBA TRADIÇÃO
Samba Enredo Especial : Do Barril ao Brasil
Autores: Moisés Santiago e Luizinho Professor
Intérprete: Edmilton di Bem

Eu vou deixar rolar
Bebemorar nesta folia
Na onda de Dom João
Que trouxe na embarcação toda alegria
Mas por aqui o índio bebia seu cauim
O negro no engenho preparava
Da cana-de-açúcar à cachaça
Na evolução e indústria surgiu
Fez chopp em garrafa, tirou do barril
Bebida que a massa tão logo aderiu, ô
E hoje é a preferida do Brasil

Bota o copo, eu tomo um copo, meu amor!
Da pretinha, da lourinha, vem que eu vô!
Mais um copo eu bebo logo, eu tô que tô ô!
Da ruiva também quero, sim sinhô!

No vira-vira eu vou
Apostar pra não perder
No cabelo da menina
Também uma simpatia pro leite do bebê
Bem geladinha, cerveja em qualquer lugar
Faz bem pra comemorar num fim de semana
Tem sempre a saideira
Na praia ou no futebol
Lá vem minha companheira

É Carnaval! Eu vou! Eu vou! Eu vou!
Vou festejar, curtir, sacudir! Sacudir!
Sou Tradição, sou raça
Numa cerva bem gelada, na Sapucaí




18 - ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DA TIJUCA
Samba Enredo Especial : O Reino Unido Independente do Nordeste
Autores: Carlinhos Melodia, Antônio da Conceição, Nogueirinha, Ricardinho do Pandeiro e Rosângela Matos
Intérprete: Edson Bombeiro

Nos braços de Morfeu a fantasia
A poesia me faz delirar
Sou um rei nesta folia
Na magia do teu despertar
Brotou no agreste
Num sonho de repente ele surgiu
O Reino Unido do Nordeste independente do Brasil
País sem preconceito social
Na corte muito luxo, tudo é festa
O Sol que alumia esta bandeira
Quá fogueira de São João
Cabra da peste, cantador, muié rendeira
Vão pro senado, parlamento no Sertão

Rufa atabaque-mutubá axé
Na opereta de cordel tem candomblé

Um brinquedo de criança
A mão do homem cria tanques e canhões
Guarnecendo as fronteiras
O gondoleiro a bordo da embarcação
Exportar é o que importa
Produtos são vendidos pro Brasil
O ouro negro e as frutas tropicais, o sal
O sul do continente consumiu

Eu acordei, foi ilusão
Caiu o muro, somos só uma nação
Brasil sensacional
Eu esta noite tive um sonho imperial

Nenhum comentário: