7 de dezembro de 2011

Sambas Enredos de 1991

Sambas de Enredo da Escolas do Grupo Especial de 1991.




Sambas de Enredo Especial Carnaval 1991Image Map

Sambas de Enredo Especial 1991



1 - MOCIDADE (4:19)
Sambas Enredos Especial : Chuê... Chuá... As Águas vão Rolar
Autores: Toco, Jorginho Medeiros e Tiãozinho da Mocidade
Intérprete: Paulinho Mocidade

Naveguei, naveguei, no afã de encontrar
Um jeito novo de fazer meu povo delirar
Uma overdose de alegria
Num dilúvio de felicidade (iluminado)
Iluminado mergulhei
No verde e branco mar da Mocidade

Aieieu mamãe oxum
Iemanjá mamãe sereia
Salve as águas de oxalá
Uma estrela me clareia

É no chuê chuê
É no chuê chuá
Não quero nem saber
As águas vão rolar
É no chuê chuê
É no chuê chuá
Pois a tristeza já deixei pra lá

Da vida sou a fonte de energia
Sou chuva, cachoeira, rio e mar
Sou gota de orvalho, sou encanto
E qualquer sede posso saciar
Quem dera, um mar de rosas nesta vida
Lavando as mentes poluídas
Taí o nosso carnaval

Eu tô em todas, eu tô no ar, eu tô aí
Eu tô até na liquidez do abacaxi
(naveguei)



2 - ESTÁCIO (4:19)
Sambas Enredos Especial : O Brasil Brega e Kitsch
Autores: Maneco, Orlando e Jangada
Intérprete: Rixxa

Veja, tanta beleza e poesia
Traz o o circo Brasil... Brasil, Brasil
A Estácio em melodia
Ironiza o dia-a-dia
"Hello my baby", sente o toque
O dólar é nosso dinheiro
O meu samba dança rock
Tudo falso-verdadeiro

Gira baiana, girou
Carmem Miranda virou
Americana, rumbeira
Olha o que o malandro fez
Voltou falando inglês
O "Brazil" marcou bobeira


Televisão Deusa da fascinação
Balcão de fantasia
De produto sempre nobre
Cega rico, cega pobre
É consumo, hipocrisia
Quanta saudade
De nossos valores culturais
Pixinguinha e Noel
O fundador Ismael
E outros imortais

Oh. meu Brasil
É kitsch, é brega
Se pagar o bicho come
Se dever o bicho pega



3 - UNIDOS DA TIJUCA (5:07)
Sambas Enredos Especial : Tá na Mesa, Brasil
Autores: Carlinhos Melodia, Nêgo e Antonio C. Conceição
Intérprete: Nêgo

Hoje a arte e a poesia
O sonho em fantasia
Com o Borel vêm desfilar
E o meu povo se encanta
De bem com a vida a cantar lalaraiá...
De braços dados com a folia
Nesta festa popular
Tá na mesa Brasil, oh, meu Brasil
Ninguém pode censurar
Da elite à raiz
O rei mandou convidar
Para o povo a bonança
Do norte ao sul do meu país
É batuque, canto e dança
Nesta festa que é profana
E faz o meu rei feliz
No carnaval de rua
Tem bonecos no Nordeste
E tudo que o cabra da peste
Tem de bom para nos dar
Na comilança eu sinto cravos e canelas
Chica da Silva e Gabriela
O mais fino paladar


É de dar água na boca
Eu também quero provar, vou provar
O cheiro que vem no ar, iaiá
É do tempero da sinhá

Vem encher a pança de alegria
O rei se casa com a folia
A euforia é geral, geral
O Rock'n'roll entrou no carnaval

O iaiá me dê amor, amor
Me leva que é neste embalo
Que eu vou



4 - CAPRICHOSOS (4:51)
Sambas Enredos Especial : Terceiro Milênio - Em Busca do Juízo Afinal
Autores: João Carlos e Gabriel Moura
Intérprete: Carlinhos de Pilares

Eh, que mundo doidão é esse
Que vive sem interesse
De ganhar da profecia
É, gira no CTI
Daqui pra ali
Que agonia
A verdade é nua e crua
Está nas ruas presente
Precisa urgente renascer
Viver, viver
(Alô, alô)

Alô, alô, alô
Se toca, olha o planeta
Segura, por favor
A coisa tá ficando preta

Quero ver meu Brasil
Lá no ano 2000, esperto
As riquezas do chão
Conduzindo a nação
Na luz do caminho certo
O verde das matas, um rei
A fraternidade, a lei
De gente sadia, feliz
Levando fé no país
Na paz, no amor
Nesse azul que tem mais cor
No meu "capricho", o ideal
Na Apoteose, meu Carnaval

Na cabeça o juízo afinal



5 - SALGUEIRO (4:51)
Sambas Enredos Especial : Me Masso se não Passo pela Rua do Ouvidor
Autores: Sereno, Luiz Fernando e Diogo
Intérprete: Quinho

Eu vou
Vou daqui pra lá
E de lá pra cá, oi
Vou sorrindo
Essa Rua do Ouvidor
Virou caso de amor
Do meu Rio
A moda do francês
Ganhou freguês
Na fidalguia

Jornais
Contavam fatos e boatos do lugar
Para alegria popular

Rua do Ouvidor
Agora entendo seu papel
Desviou do mar
E virou Torre de Babel
Romances divinais
Os carnavais
E a poesia
Ficou
Da carne seca à Notre Dame de Paris
A nostalgia
De um Rio que era mais feliz
E hoje, eu sei
Da velha rua que não esqueci
Meu Salgueiro faz
Enredo na Sapucaí

Da Primeiro de Março
Falta um passo
Pra Ouvidor
E no samba faltava
Esse traço
De amor



6 - UNIÃO DA ILHA (4:30)
Sambas Enredos Especial : De Bar em Bar, Didi um Poeta
Autor: Franco
Intérprete: Aroldo Melodia

Hoje eu vou tomar um porre!
Não me socorre
Que eu tô feliz!
Nessa eu vou de bar em bar
Beber a vida
Que eu sempre quis


E no bar da ilusão eu chego
É pura a paixão que eu bebo
Amor, me deseja, me dá um chamego
Me beija e faz um cafuné

"Bebo" vem e "bebo" vai
Que nem maré
Balança mas não cai
Boêmio é!

Garçom! Garçom!
Bota uma "cerva" bem gelada aqui na mesa
Que bom! Que bom!
Minha alegria deu um porre na tristeza

Poeta, enredo da canção
Cartilha que eu aprendi
Canta a Ilha d'emoção
Saudade de você, Didi! (Amor, amor!)

Amor, amor! Eu vô!
É nessa aqui que eu vô!
O Sol vai renascer do meu astral
Amor, amor! Eu vô!
Ô skindô, skindô!
Num gole eu faço um Carnaval

Olha eu falei que eu vô!...



7 - IMPÉRIO SERRANO (4:38)
Sambas Enredos Especial : É por aí que eu vou
Autores: Wilson Solidão, Ibrahim, Beto Pernada, Valdir Sargento, Edu do Pagode e Elcy
Intérprete: Tico do Gato

É dia, é noite, sol ou chuva lá vou eu
Céu estrelado ou nublado tanto faz
Pouco me importo com o frio ou calor
Viajando "É por aí que eu vou"
Esperando um futuro bem melhor
Na fé do meu protetor

É chão, poeira, estrada vou embora
Transportando o progresso por aí
Moça bonita, por mim não chores
Eu te prometo que um dia volto aqui

O clarão da Lua Cheia
Na boléia do meu caminhão
O retrato da família
A distância traz saudade
Que aperta o coração
Devagar também é pressa
Nunca ande na banguela
Meu irmão de profissão

Rodar, rodei
Desbravando estradas
Novo mundo encontrei
Cidade grande, que fascinação
Nos cabarés da vida há doce ilusão



8 - VILA ISABEL (5:05)
Sambas Enredos Especial : Luiz Peixoto, e Tome Polca
Autores: Adil, Celsinho, Jorge Secretário e Helinho
Intérprete: Gera

Vem, vem amor...
Que a minha Vila hoje é poesia
Entre acordes musicais
É lirismo, show e fantasia
Para exaltar, um inusitado poeta
Literato e compositor
E suas obras que o tempo consagrou


"E tome polca...", "Iaiá..."
Sua arte ainda encanta
E me faz cantar

Retratando a bela época
Caricaturando nosso Rio de Janeiro
Cinema e teatro de revista
Luiz Peixoto foi o pioneiro
Almofadinhas, melindrosas
E avenidas eram inspiração
Até o "M" de Maria, na palma da sua mão

"O olhar da mulata..." Que seduzia!
Vendilhões e realejos, em pregões e melodias
"O verde-esperança" desta mata tropical
E os negros foram artes literária e visual
Com sua divina vocação
Criou, criou, criou... (e cantou)
Que a pequena notável
Dolarizou e não americanizou
E a Vila, faz na folia um sarau
Polca-sambando neste Carnaval

Põe tempero baiana
Esquenta batuqueiro
Enquanto há chama neste candeeiro



9 - BEIJA-FLOR (4:01)
Sambas Enredos Especial : Alice no Brasil das Maravilhas
Autores: Pelé, Cláudio Inspiração, Tonho Magrinho e Paulo Roberto
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Brincando com a imaginação
Hoje sou fantasia
Um lindo Beija-flor anunciando
Uma viagem ao Brasil das maravilhas
Atrás do coelhinho apressado
Alice cai no abismo e se perdeu
Descobre a realidade
Ele é o brasileiro
E a brasileira aqui sou eu


Quem sou eu
Quem eu sou
As miragens do espelho
Que o poeta imaginou

E no derramar de nossas lágrimas
Surge então a chave do jardim
Dádiva da nossa natureza
Criando um país assim
Um gigante às vezes tão pequeno
Entre licores e pudins
E amanhã, o que será
Respondam: o que será de mim?

Lagarta ou borboleta
Peão ou rei
Hoje vão rolar cabeças
Nesse jogo de xadrez



10 - SÃO CLEMENTE (4:41)
Sambas Enredos Especial : Já vi este Filme
Autores: Manoelzinho Poeta, Jorge Moreira, Severo, Jorge Melodia e Haroldo Pereira
Intérprete: Sidney Moreno

Avancei no tempo
O mundo parou, acabou
Carnaval, festa profana
Satã é o imperador
Clementius do espaço sideral
Criou a terra, céu e o mar
Do clementônio fez o homem
Que a mulher originou
A longo prazo tudo se modificou
E assim viu que tudo dava certo
Desceu para ver de perto toda sua criação
Com 13 naves invadiu nosso torrão

Viu muito bumbum de fora
A missa rezou
Trouxe os saturnafrincanos
E os escravizou

Na evolução do tempo
Veio a voz da liberdade
Com a corda no pescoço
Se calou sem piedade
Clementius que não é bobo
Vendo o mundo diferente
Sem querer ser comandado,
Tinha um plano traçado
Elegeu-se presidente
Passaram os anos foi aberta a exceção
Diretamente vai as urnas o povão
Cansado, confiscado, sem saber o que fazer
Vendo clementius novamente no poder

É brincadeira,
Quá, quá, quá
Pau-brasil que nasce torto
Sempre torto vai ficar



11 - PORTELA (5:01)
Sambas Enredos Especial : Tributo à Vaidade
Autores: Carlinhos Madureira, Café da Portela e Iran Silva
Intérprete: Dedé da Portela

Eu sou vaidosa
Eu sou assim
Vaidade não tem preço
Mas eu tenho seu apreço
Pois você gosta de mim

Eu sei que faço seu corpo arrepiar
Eu sei que você não vai sem me ver passar
Eu já vi você chorar
Na hora do meu desfile encerrar

Perguntei ao espelho meu
Qual delas é mais linda do que eu
Ele então me respondeu
Mas linda do que eu só eu

O meu azul veio lá do infinito
O meu canto é mais bonito
Salve Oswaldo Cruz e Madureira
Me chamam celeiro de bamba
A majestade do samba
Da velha guarda formosa e faceira

Eu sou e sei que sou
Mais fascinante, deslumbrante, mais amor
Bem sei que você aprova
Pois meu visual comprova
Eu sou luxo e esplendor

Olha eu aí
Cheguei agora
Cheguei pra levantar o seu astral
Posso perder, posso ganhar, isso é normal
Vinte uma vezes campeã do carnaval



12 - LINS IMPERIAL (4:32)
Sambas Enredos Especial : Chico Mendes, o Arauto da Natureza
Autores: João Banana, Serjão, Jorge Paulo, Paulinho e Tuca
Intérprete: Celino Dias

Quanta maldade é ver
O homem destruir
O que hoje encanta
A Sapucaí

Amazônia
Que verde encantador
Fauna tão linda
Um verdadeiro festival de cor
Terra rica em frutos e pesca
Chico foi o mensageiro
Em defesa da floresta

Os invasores, por ambição
Calaram Chico
Dando seqüência à destruição

Kararaô
O grito forte do índio ecoou
Kararaô
A natureza inteira despertou

Voa pássaro da paz
Voa livre e vai mostrar (mostrar, mostrar)
Que essa área verde existe
Para o mundo respirar, lá, lá, laiá
Para o mundo respirar



13 - IMPERATRIZ (5:01)
Sambas Enredos Especial : O que é que a Banana tem?
Autores: Preto Jóia, Niltinho Tristeza, Tuninho, Guga, Guará da Empresa e Flavinho
Intérprete: Preto Jóia

Vem, meu amor
Vem se perder no banal em flor
Vem de lá do sul da Ásia
A fruta, Deus criou (índio dança!)
Índio dança
Ao receber dos espanhóis (o que, o que)
A banana
É ouro, é festa em cada um de nós (Ê, baianas)
Na exportação (Fala Brasil!)
Ó meu Brasil menino, a força é teu chão
Lá vai São Thomé... Sabor de prazer
Banana engorda e faz crescer
O facão bateu embaixo
Pra bananeira cair

Ai, ai, que maldade
Não tire esse verde daí

(Tem de prata)
Tem prata, leva d'água e da terra
"Se ligue, amor", na voz do cantador
A nossa bandeira com ela... Despontou
A Lua já surgiu também
Pra ver o que a banana tem
O meu sonho de ser feliz
Vem de lá... Sou Imperatriz
Na poesia e na canção
Carmem Miranda, um turbilhão de paixão
Na "musa-flor" o sábio se inspirou
A Tropicália em nós brilhou

Hoje eu quero é paz no meu coração
Extravasar minha emoção



14 - MANGUEIRA (4:23)
Sambas Enredos Especial : As Três Rendeiras do Universo
Autores: Hélio Turco, Alvinho e Jurandir da Mangueira
Intérprete: Jamelão

Quando... o mundo era uma criança
O divino um dia enviou
A luz de uma esperança
Então surgiram
As três rendeiras do universo
Que vêm brilhar
Na sutileza dos meus versos
Um romance entre o sol
E a lua nasceu
Um romance que o homem
Jamais entendeu
No céu a estrela guia apareceu


Renda de luz
Que faz sonhar
Uniu a terra o céu e o mar
Tão bonito é minha escola desfilar

Vem amor
Vem ver um novo alvorecer
Vem amor
Quanta alegria de viver
Uma rosa enfeita o jardim
A maldade já chegou ao fim
E nas rendas de prata do mar
Surge uma sereia a cantar

Ó rendeira
A jangada não voltou
Passa o tempo
Passa a vida
Só não passa o seu amor



15 - VIRADOURO (5:15)
Sambas Enredos Especial : "Bravíssimo" - Dercy Gonçalves, o Retrato de um Povo
Autores: Gelson, Rubinho, Odir Sereno e Adir
Intérprete: Quinzinho

Ah! Obrigado Dercy,
Mercy, Dercy !
Abriu-se a cortina pro seu show
São cinco letras a sorrir
De Madalena pra Sapucaí
Um dia
Lá no trem da esperança
Vai o sonho de criança
Descendo a serra
Tão lindo e feliz
A luz então brilhou
O palco se acendeu
O show vai começar
Na Casa de Caboclo
A menina deslumbrou (ôô, ôô)
E no seu primeiro ato
O sucesso abriu os braços pra você

Brilhante no teatro de revista
Em cena o talento de Dercy
Da comédia à piada
Com humor e gargalhada
Eu vou me acabar (quá, quá, quá,quá, quá)
No cassino e no cinema
No sangue o dom de criar
E viajou
Lá foi Dolores
Que dor no coração
Mas quem pensou que a luz se apagou
Se enganou, ela voltou
Ela voltou com mais garra e inspiração
Cada vez mais sapeca, quem diria
Soltando a perereca da vizinha
Vou entrar no circo e com você sonhar
No fim da peça pra você gritar
Um bravo.....

Bravo, bravíssimo !
Mil aplausos pra você Dercy
Ao retrato de um povo
A homenagem da Viradouro



16 - GRANDE RIO (4:18)
Sambas Enredos Especial : Antes, Durante e Depois, o Despertar do Homem
Autores: Ventura, Andrade e Leovenir
Intérprete: Dominguinhos do Estácio

De um raio de luz brilhou a vida
Gerando um paraíso sem igual
O homem primitivo não sabia
Desfrutar das regalias
Tecendo assim o irracional
E na ilusão do cavalgar
Guiado pelas mãos das ambições
Sufocando os direitos
Sem pudor com preconceitos
Construiu os seus brasões


Gafanhotos viram mísseis
Vírus bem alimentados
São os frutos da maldade
Pelo mundo espalhados

Da força fez a taça do poder
Galopando um horizonte irreal
Usando o vigor e a rebeldia
O que mais ele queria
A submissão universal
Ao perdurar as incertezas
Chora a Mãe Natureza
Numa sinfonia de amor
Despertando o sonhador
Pois o bem venceu o mal
Brindando nesta festa colorida
O florescer da nova vida
Sonhando com a paz universal

Gira baiana
Gira o Sol e gira a Lua
Gira o girar do tempo
E a Grande Rio continua



Nenhum comentário: