5 de novembro de 2011

Sambas Enredo 1982





Samba de Enredo 1982 Grupo EspecialImage Map


Faixas dos Sambas de Enredo Especial 1982


Lado A

1 - IMPERATRIZ (3:33)
Sambas de Enredo Especial : Onde Canta o Sabiá
Autores: Tuninho, Dominguinhos do Estácio e Darcy Nascimento
Intérprete: Dominguinhos do Estácio

Caminhando
Um canto se ouve no ar
Vem da terra
Vem do meu cantar


Dança quem dança
Dança quem não dançou
Neste samba envolvente
Nossa gente chegou


O show da natureza
Esculturando a razão
Um toque de beleza
Batendo forte em meu coração
Do céu, à terra, a Lua
Iluminando a imensidão
Dos nossos rios e matas
Chuês de cascata
Riquezas do chão


Chove chuva
Chove sem parar
Assim canta o sertanejo
Nessa terra onde ecoa
O som do sabiá


No povo, a busca incessante
De um momento feliz
A Imperatriz em festa
Hoje aqui se manifesta
No palco da raiz





2 - UNIDOS DA TIJUCA (3:39)
Sambas de Enredo Especial : Lima Barreto, Mulato, Pobre, mas Livre
Autor: Adriano
Intérprete: Sobrinho

Vamos recordar Lima Barreto
Mulato pobre, jornalista e escritor
Figura destacada do romance social
Que hoje laureamos neste carnaval
O mestiço que nasceu nesta cidade
Traz tanta saudade em nossos corações
Seus pensamentos, seus livros
Suas idéias liberais
Impressionante brado de amor pelos humildes
Lutou contra a pobreza e a discriminação
Admirável criador, ô ô ô ô
De personagens imortais
Mesmo sendo excelente escritor
Inocente, Barreto não sabia
Que o talento banhado pela cor
Não pisava o chão da Academia
Vencido pela dor de uma tragédia
Que cobria de tristeza a sua vida
Entregou-se à bebida
Aumentando o seu sofrer


Sem amor, sem carinho
Esquecido morreu na solidão


Lima Barreto
Este seu povo quer falar só de você
A sua vida, sua obra é o nosso enredo
E agora canta em louvor e gratidão




3 - MANGUEIRA (3:26)
Sambas de Enredo Especial : As Mil e Umas Noites Cariocas
Autores: Heraldo Faria, Tolito e Flavinho Machado
Intérprete: Flavinho Machado
Participação Especial: Juventude Samba Show

Noite linda lua tão bela
Mangueira novamente fascinando
O povão na passarela
Lindo céu...
Céu salpicado de estrelas encantadas
As mil e uma noites cariocas
Na avenida iluminada
A imaginação foi me levando
Vi índias dançando em seus rituais
Bailam conde condessa e princesa
Na festa da nobreza
Sob lustres de cristais


Elá elá o nana
Elá elá ori-rá
Os negros batucando na senzala
Em louvor a oxalá


Rio antigo
Teatro e salões
Da lapa dos malandros e gingados
Damas da noite vendedoras de ilusões
E nas noites suburbanas
Balões colorindo o céu
E na vila eu ouvi melodias de noel
Na zona sul à beira mar
O povo em sua fé louvava iemanjá




4 - SALGUEIRO (3:36)
Sambas de Enredo Especial : No Reino do Faz de Conta
Autores: Zé Di e César Veneno
Intérprete: Zé Di

Virou, virou
Passarinho de cristal
Cantou, cantou
E deslumbrou o Carnaval
Se deu no baile mascarado
Que o rei concedeu
Existirá pergunto eu, pergunto eu
Um reino tão rico e feliz que o meu


Lá vai o rei, lá vai, na carruagem
De corcéis alados fazer a viagem
Montado no dragão, o anjo bom lhe ouviu
Com ele ao encantado seguiu
Ficou, ô ô, maravilhado
Com o rei Sol e o palácio dourado
O anjo pediu-lhe atenção
E do faz de conta transpôs o portão, larará
Vibrou extasiado
Ao ver a Lua no seu reino prateado


Clareia o coche dos leões
É de ioiô, é de ioiô, rei dos trovões
Pai Xangô, seu oxé
Justiceiro de reino de quem tem fé


Que singeleza olhar
Anfritite e Netuno, imenso mar
O polvo de prata, que beleza
Guardião da realeza
Sublime véu
O arco-íris levando água pro céu
Rainha fada, oi, serpente magia
Corra Cinderela, vai raiar o dia
No reino de cristal, pediu não percebeu
E a fonte dos desejos lhe atendeu




5 - UNIÃO DA ILHA (3:24)
Sambas de Enredo Especial : É Hoje
Autores: Didi e Mestrinho
Intérprete: Aroldo Melodia

A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da Terra
Será que eu serei
o dono desta festa um rei
No meio de uma gente tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar


Levei o meu samba
Pra mãe-de-santo rezar
Contra o mau olhado
Carrego o meu Patuá


Acredito ser o mais valente
Nesta luta do rochedo com o mar
(E com o mar)


É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar


Diga espelho meu
Se há na avenida
Alguém mais feliz que eu




6 - SÃO CARLOS (3:15)
Sambas de Enredo Especial : Onde Há Rede, Há Renda
Autores: Caruso e Djalma Branco
Intérprete: Aloísio Martins

Me preparei
Para o desfile principal
Já mandei fazer a fantasia
De renda bordada
Lá da ilha da Madeira
Já estou pronto
Para entrar na brincadeira


Ô ô ô ô ô ô
No rendar, rendou
A lenda diz que a moça índia foi primeira
Tecelã e que a renda é brasileira


Vem de Portugal, eu sei
Quem joga a rede
Pega o peixe e faz a renda
Sá Maria, artesã e bordadeira imperial
Fazia renda no tear do casarão colonial


E a rendeira do sertão
Virou poema, cantiga de Lampião
Tudo isto vem mostrar
Que há rede e renda
Tanto aqui quanto além-mar


Vou deitar na rede
Vou sonhar os sonhos dela
E trazer muié rendeira
Pra rendá na passarela





Lado B

1 - BEIJA-FLOR (3:37)
Sambas de Enredo Especial : O Olho Azul da Serpente
Autores: Wilson Bombeiro, Carlinhos Bagunça e Joel Menezes
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Viola, ê viola
Vadia de vida boa
A Beija-Flor cantando voa
Na literatura de Cordel
No reino de Paranambuco
Numa serpente, a bruxa
Destruía tudo sob o céu
Lá em Palmares
Um ritual desencantou
O olho azul da serpente
Naquela flor atraente
A princesa desabrochou, ô ô
Vem das trevas bruxaria
Enfeitiçando com ouro e magia


Maracatu, bumba ei
Tão fascinante chegou
No caboclinho sou rei
Guerreiro dourado eu sou


Mas o mestre Vitalino
Molda em barro o destino
Do povo tão sofredor
E Maurício de Nassau
Laça o gênio do mal
Oh, quanta alegria
Com Yarabela se casou, ô ô
Sete laços, sete pontes
No Rio Capibaribe
A serpente se transformou


Geme viola, o repente
Vem pro forró si menino
Caruaru tá contente
O Nordeste está sorrindo




2 - MOCIDADE (3:40)
Sambas de Enredo Especial : O Velho Chico
Autores: Da Roça, Edu, Adil e Dico da Viola
Intérprete: Ney Vianna

No meu tempo de criança
Dei de beber, ouvi cantar os passarinhos
Dei cambalhota pela casca danta
Atravessando o sertão com alegria
E as cascatas
Murmuravam sinfonia
Anunciando o Velho Chico que surgia


Mas é que o tempo passou
Minha vida mudou...assim


Vem mergulhar
No meu mundo de água doce
O navegante foi quem trouxe
Gaiola, batelão e ubá


Bate batéia, na peneira fica o ouro
O que cai não é tesouro
Deixa a água carregar
Casei donzelas
Me fizeram oferendas
Fiz mistérios
Criei lendas
Decidi meu caminhar
Oô, oô, oô, oô
Até carranca no meu leito navegou
Lindo cortejo parao mar me carregou


Lá vou eu
Mar afora
Num barquinho prateado
Iemanjá me leva embora




3 - VILA ISABEL (3:45)
Sambas de Enredo Especial : Noel Rosa e os poetas da Vila nas Batalhas do Boulevard
Autores: J. Albertino
Intérprete: Marcos Moran

Resplandeceu
Iluminando a minha vida
Uma estrela que surgiu
A desfilar nesta avenida
Em raios coloridos
Contagiando o povão de alegria
Esta é a Vila
Brilhando neste dia de folia
Ô ô ô ô ô
Ô ô ô
Nesta noite reluzente
Lembramos um passado envolvente


As batalhas do Boulevard
E os poetas da Vila Isabel
Belos corsos, pierrôs e colombinas
Sob chuvas de confete e serpentinas
Desfiles de fantasias
Blocos de sujos e outros mais
Encantavam os antigos Carnavais


De azul e branco
Por este mundo sem fim
Lembrando Noel Rosa
Eu vou cantando assim


Até amanhã, se Deus quiser
Eu volto novamente pra lhe ver
Vou fazer o que puder
Pra você nunca mais me esquecer




4 - PORTELA (3:47)
Sambas de Enredo Especial : Meu Brasil Brasileiro
Autores: David Corrêa e Jorge Macedo
Intérprete: David Corrêa

Vem me fascinar
Oh que sedução
O canto de minha gente
Assediando meu coração
Semente que a arte germinou
E o tempo temperou
Amor (ô amor)
Como é gostoso amar (amar)
Se a vida é contra-dança
O folclore é o par
 

Espalhei no meu caminho (ô)
Olê, olê, olá (olê, olá)
Sou folclore, sou a brisa
Esta noite no meu verso
Vou lhe beijar


No meu país tudo é assim
A lua acende a poesia lá no céu (lá no céu)
Violeiro, repentista
Seresteiro e sambista
Desafiam em cordel
Sou namorado
Troco mágoas pela flor
Capoeira também chora
Quando perde o seu amor


Amar eu sei
Isso é muito mais que amor
Eu sou amante
E sou menino sonhador
Das escolas de samba


Me leva, me leva
Me leva baiana que eu também vou
Mestre-sala e porta-bandeira
Girando num conto de amor




5 - IMPÉRIO SERRANO (3:39)
Sambas de Enredo Especial : Bumbum Paticumbum Prugurundum
Autores: Beto Sem Braço e Aluísio Machado
Intérprete: Quinzinho

 Bumbum paticumbum prugurundum
O nosso samba minha gente é isso aí, é isso aí
Bumbum paticumbum prugurundum,
Contagiando a Marquês de Sapucaí


Enfeitei meu coração
De confete e serpentina
Minha mente se fez menina
Num mundo de recordação
Abracei a coroa imperial, fiz meu carnaval,
Extravasando toda a minha emoção
Óh, Praça Onze, tu és imortal
Teus braços embalaram o samba
A sua apoteose é triunfal
De uma barrica se fez uma cuíca
De outra barrica um surdo de marcação


Com reco-reco, pandeiro e tamborim
E lindas baianas o samba ficou assim
Com reco-reco, pandeiro e tamborim
E lindas baianas o samba ficou assim


E passo a passo no compasso o samba cresceu
Na Candelária construiu seu apogeu
As burrinhas, que imagem, para os olhos um prazer
Pedem passagem pros moleques de Debret
As africanas, que quadro original
Iemanjá, Iemanjá, enriquecendo o visual


Vem, meu amor, manda a tristeza embora
É carnaval, a folia, neste dia ninguém chora


Super Escolas de Samba S/A
Super-alegorias
Escondendo gente bamba
Que covardia!




6 - IMPÉRIO DA TIJUCA (3:42)
Sambas de Enredo Especial : Iara, Ouro e Pinhão na Terra da Gralha Azul
Autor: Jorge Melodia
Intérprete: Almir Saint-Clair

Paraná ê, ê Paraná
É o Império da Tijuca (bis)
Na avenida a lhe exaltar
No Sol bonito da manhã
Na imensidão da terra dos Tupis
Iara adorava deus Tupã
Pedindo a paz com os Guaranis
Quando uma linda arara
Em puro Tupi lhe falou
Que a ervateria lendária
Salvaria o seu povo da dor (mas Gupi)
Gupi, o Guarani guerreiro
Como o amigo Caraí, quase morreu


Foram salvos pelo chá milagreiro
E uma nova nação nasceu


Da estrela brilhou
A luz do amor (bis)
E Iara com Gupi se casou


Na era...
Na era do ouro
O bandeirante ali chegou
Dos arraiais e dos seus tesouros
Foi que o Paraná começou
Hoje a ave sagrada
Que semeou o pinhão
Em prosa e versos cantada
No povo mora no coração
É lenda, é tradição
No rico solo do Sul
Iara, ouro e pinhão
Na terra da gralha azul


Nenhum comentário: